A sopa

Por Janete Serraª

 

A sopa deve ser sempre incluída no almoço e no jantar, de preferência no início da refeição. As vantagens do seu consumo são inúmeras, e é por isso um dos pratos mais importantes da nossa alimentação. Vejamos alguns benefícios:

  • É fonte de vitaminas, minerais e fibras
  • Ajuda no consumo de água
  • Apresenta um baixo valor calórico
  • Sacia, ajudando no controlo do apetite se consumida no início da refeição (permite assim um melhor controlo do peso corporal)
  • É fácil de preparar, conservar e consumir
  • Tem um baixo custo
  • Permite o aproveitamento dos nutrientes que passam dos alimentos para a água de cozedura
  • É de fácil digestão
  • Facilita o consumo de hortícolas
  • Ideal para todas as idades
  • Pode constituir um prato completo quando enriquecida com uma fonte proteica e cereais ou leguminosas (importante para quem tem dificuldade em mastigar ou engolir alimentos sólidos).


Se utilizar azeite na sopa, deverá apenas adicionar no final da cozedura, após desligar o lume. Poderá conservar no frigorífico por 3-4 dias ou congelar em porções individuais. Desta forma, terá sopa disponível para todas as refeições, sem ter de prepará-la todos os dias ao almoço e jantar.

 

ª Janete Serra é nutricionista, nutricoach e pós-graduada em segurança alimentar. Dentre as suas especialidades estão a nutrição clínica, nutrição no desporto e segurança alimentar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *