Abóbora

Por Janete Serraª

 

Com o Halloween a chegar, nada como aprender um pouco mais sobre a abóbora!


Na sopa, como entrada, a acompanhar o prato principal ou em sobremesas, é um excelente alimento para incluir nas suas refeições! As sementes da abóbora podem ser incluídas em saladas ou legumes cozinhados, no iogurte ou leite, nos cereais de pequeno-almoço, na sopa e na fruta.


A abóbora constitui um hortícola com baixo valor calórico e elevado valor nutricional. Contém substâncias com potencial antioxidante (carotenóides), que protegem as células de danos na sua estrutura, bem como bioflavonóides, que bloqueiam recetores de hormonas associadas ao cancro. Contém também uma boa quantidade de potássio, ferro, cálcio, magnésio, vitaminas do complexo B e C.


Se nunca comeu a abóbora em puré, acrescente esta opção na sua lista de acompanhamentos no prato principal. Deve apenas cozer a abóbora até ficar macia e triturá-la num processador de alimentos ou com uma varinha mágica. Experimente e delicie-se!

 

ª Janete Serra é nutricionista, nutricoach e pós-graduada em segurança alimentar. Dentre as suas especialidades estão a nutrição clínica, nutrição no desporto e segurança alimentar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *