As castanhas

Por Janete Serraª

 

Durante a altura do outono, nada melhor do que comer umas castanhas quentinhas e saborosas!


A castanha é o fruto do castanheiro e consiste num fruto sazonal. No entanto, atualmente conseguimos encontrar castanhas à venda no mercado durante todo o ano.


A castanha é um alimento rico em hidratos de carbono, com especial relevância para o amido, constituindo por isso uma boa fonte de energia. É uma boa fonte de fibra, de vitaminas, como a vitamina C e o ácido fólico, e de minerais, com destaque para o potássio, fósforo e magnésio.


Pode ser consumida em substituição do pão, arroz, massa ou batata e não contém glúten na sua composição.


Este alimento pode ser cozinhado de várias formas: assadas, cozidas, em puré, em base para sopas, em sobremesas ou bolos.


Para escolher uma boa castanha, é importante verificar se apresenta pele lisa e brilhante, sem cortes nem fissuras e que seja firme ao toque. As castanhas devem ser armazenadas num local fresco e seco ou podem ser conservadas sem casca e pele no congelador, durante cerca de 6 meses.


Delicie-se com umas castanhas com pouco sal, e usufrua de um dos melhores alimentos que o outono nos oferece!

ª Janete Serra é nutricionista, nutricoach e pós-graduada em segurança alimentar. Dentre as suas especialidades estão a nutrição clínica, nutrição no desporto e segurança alimentar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *