Natal Saudável

Por Janete Serraª

 

Neste Natal, seja SAUDÁVEL!


Todos sabemos que a tradição natalícia está associada a alimentos com elevado valor calórico, ricos em gordura, açúcar e/ou sal. No entanto, há sempre formas de fugirmos a estes alimentos e minimizarmos o seu consumo, para que a nossa composição corporal se mantenha estável e não se verifiquem grandes oscilações de peso durante as épocas festivas.


Ficam abaixo algumas dicas a seguir:

  • Inicie as refeições principais com uma sopa de legumes, de forma a comer menos no resto da refeição.
  • Beba água, em vez de sumos ou refrigerantes. Se aprecia vinho, poderá optar por beber um copo de tinto a acompanhar as refeições principais.
  • Substitua os doces, bolos e chocolates por fruta fresca (dióspiros, uva, banana, etc) e frutos secos (alperce, ameixa, figo, passas).
  • Quando sentir vontade de petiscar, recorra aos frutos gordos ao natural (avelãs, amêndoas, amendoins, cajus e nozes sem sal), controlando a quantidade consumida para não cometer excessos.
  • Pratique atividade física de maneira a desgastar as calorias adicionais que irá ingerir. Mexa-se o máximo que conseguir: suba escadas, faça caminhadas e, se tiver oportunidade, vá ao ginásio.


Todos os momentos são ideais para cuidar de si! Coma bem e irá sentir-se bem!

ª Janete Serra é nutricionista, nutricoach e pós-graduada em segurança alimentar. Dentre as suas especialidades estão a nutrição clínica, nutrição no desporto e segurança alimentar.

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