Sobre o Omega-3

Por Janete Serraª

Os ácidos gordos ómega-3 são ácidos gordos polinsaturados essenciais, o que significa que apenas os iremos obter através da alimentação, pois o nosso organismo não tem a capacidade de os produzir. São importantes para a prevenção de doenças cardíacas, alterações neurológicas, declínio cognitivo, e para a manutenção de uma boa capacidade de aprendizagem e acuidade visual.


Um consumo adequado de ómega-3 está associado a um melhor funcionamento do sistema circulatório e a um menor risco de desenvolvimento de problemas cardiovasculares, pois diminuem a resposta inflamatória, ajudam na redução da tensão arterial e na redução dos níveis de triglicerídeos.


Alimentos que constituem fontes de ómega-3:

  • Peixe gordo: salmão, atum, cavala, arenque, sardinha, enguia…
  • Óleos vegetais: óleo de canola, linho
  • Sementes de chia e sementes de linhaça
  • Nozes
  • Ovos enriquecidos com ómega-3
  • Hortícolas: espinafres, couves de folha verde escura, brócolos, cogumelos, alho francês, beldroegas.


Se não tem por hábito consumir nenhum destes alimentos, comece aos poucos a introduzi-los na sua alimentação!

 

 

ª Janete Serra é nutricionista, nutricoach e pós-graduada em segurança alimentar. Dentre as suas especialidades estão a nutrição clínica, nutrição no desporto e segurança alimentar.

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