Sobre as emoções: de pais para filhos

Por Letícia Machado

 

Os estudos científicos já demonstram que a emoção dos pais e a forma com que eles lidam com as mesmas afeta directamente a forma dos filhos as entenderem e enfrentarem.

 

Sendo assim, faz parte do papel de cuidador educar os filhos nesse sentido. Ao nomear as emoções para os pequenos, eles aprendem o que aquelas mudanças fisiológicas que estão a sentir naquele momento representam. Por exemplo, se não estou a fazer o que queria e meu coração começa a bater muito rápido, começo a suar, meus pensamentos correm a velocidade da luz, e grito para que as coisas corram como eu quero, isso quer dizer que estou com RAIVA. É importante que a criança saiba que aquilo que sente é raiva e o porque de estar a sentir aquilo: “Filho(a), eu entendo que tu estejas com raiva porque não fizemos o que querias, mas neste momento não podemos por……” É importante nomear porque a criança não conhece aquilo. É algo novo. Da mesma forma que damos nome a novos objectos quando elas entram em contacto com eles, devemos também nomear as emoções quando elas aparecem.

 

Nomear as emoções e explicar como lidar com elas é tão importante quanto dar o exemplo através de nossas atitudes. Se as crianças nos veem a gritar e xingar os outros quando estamos com raiva, de certeza que reproduzirão esse comportamento quando sentirem raiva. Elas ainda não tem o processo de julgamento instituído e aprendem através de seus modelos. Repare bem em seus filhos, eles não reagem de forma muito parecidas com as suas à determinadas emoções?
Nunca é tarde para tentar alterar alguns comportamentos e reações e desenvolver habilidades que ainda não temos. Por isso, alguns recursos externos podem nos ajudar nessa tarefa.

 

A YellowRoad traz aqui hoje esse esquema do filme Divertida Mente que pode ajudar os mais pequenos (e também os graúdos) a entender um pouco mais sobre as emoções. Lembre-se que nenhum processo de aprendizagem precisa ser tedioso. Podemos nos divertir pelo caminho. E é essa a idéia. Bom proveito!

11800153_120120264998000_3666504546160718079_n

 

VEJA OUTROS TEXTOS

 

* Letícia Machado é coach pessoal e profissional e psicóloga especialista em psicologia hospitalar, com ampla experiência no atendimento à crianças e adolescentes. Atualmente realiza atendimentos na YellowRoad como psicóloga clínica e coach de carreira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *