Sobre iogurtes

Por Janete Serraª

 

O iogurte é uma excelente opção para incluir no pequeno-almoço e nos lanches da manhã e da tarde, ou mesmo na ceia. No entanto, existem vários tipos de iogurte e o valor nutricional difere bastante, especialmente no que diz respeito à quantidade de açúcar e gordura. Desta forma, é importante aprender a selecionar um bom iogurte para incluir na sua alimentação diária!


Ao escolher um iogurte deve ter em conta que o nível de gordura é menor nos iogurtes magros em comparação com os iogurtes meio gordos. O iogurte Grego é um iogurte com maior quantidade de gordura que os anteriores. Atualmente, já existem opções magras/light do iogurte Grego, que contêm menor quantidade de gordura e constituem uma melhor opção.


Relativamente à quantidade de açúcar, os iogurtes líquidos têm geralmente mais açúcar do que os iogurtes sólidos. Um iogurte sólido natural não açucarado ou aromatizado contém menos açúcar que os iogurtes açucarados, de polpa ou com pedaços.


Assim, deve preferir os iogurtes sólidos naturais não açucarados. Se pretende emagrecer ou mesmo controlar o seu peso, deve também optar por iogurtes magros em detrimento dos gordos e meio gordos.


Nas compras, deve verificar o rótulo dos iogurtes, preferindo opções com um máximo de 5g de açúcares por 100g de iogurte (ler informação nutricional). Tenha em conta que muitas vezes a informação nutricional vem por unidade de iogurte e não por 100g de produto. Se estiver atento, encontrará vários iogurtes que cumprem este requisito, tanto líquidos como sólidos!


Boas escolhas!!

 

ª Janete Serra é nutricionista, nutricoach e pós-graduada em segurança alimentar. Dentre as suas especialidades estão a nutrição clínica, nutrição no desporto e segurança alimentar.

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