11 de Dezembro, 2017 – Janete Serra

Sobre o Ômega-3

 Os ácidos gordos ómega-3 são ácidos gordos polinsaturados essenciais, o que significa que apenas os iremos obter através da alimentação, pois o nosso organismo não tem a capacidade de os produzir.  São importantes para a prevenção de doenças cardíacas, alterações neurológicas, declínio cognitivo, e para a manutenção de uma boa capacidade de aprendizagem e acuidade visual. 

Um consumo adequado de ómega-3 está associado a um melhor funcionamento do sistema circulatório e a um menor risco de desenvolvimento de problemas cardiovasculares, pois diminuem a resposta inflamatória, ajudam na redução da tensão arterial e na redução dos níveis de triglicerídeos.  

Alimentos que constituem fontes de ómega-3:

  • Peixe gordo: salmão, atum, cavala, arenque, sardinha, enguia…
  • Óleos vegetais: óleo de canola, linho
  • Sementes de chia e sementes de linhaça
  • Nozes
  • Ovos enriquecidos com ómega-3
  • Hortícolas: espinafres, couves de folha verde escura, brócolos, cogumelos, alho francês, beldroegas.

Se não tem por hábito consumir nenhum destes alimentos, comece aos poucos a introduzi-los na sua alimentação!  

Janete Serra

Janete Serra

Licenciada em nutrição, nutricoach e pós-graduada em segurança alimentar. Dentre as suas especialidades estão a nutrição clínica, nutrição no desporto e segurança alimentar. O seu percurso profissional e académico inclui experiência nas áreas da Nutrição Comunitária, Alimentação Coletiva, Segurança Alimentar e Nutrição Clínica, nomeadamente Nutrição no Desporto. A sua missão de vida é ajudar as pessoas a atingirem uma composição corporal adequada e a sentirem-se felizes com o seu corpo, tendo sempre em vista a prevenção de doença e a promoção de Saúde.