6 de Novembro, 2017 – Janete Serra

A sopa

 A sopa deve ser sempre incluída no almoço e no jantar, de preferência no início da refeição. As vantagens do seu consumo são inúmeras, e é por isso um dos pratos mais importantes da nossa alimentação. Vejamos alguns benefícios: 

  • É fonte de vitaminas, minerais e fibras
  • Ajuda no consumo de água
  • Apresenta um baixo valor calórico
  • Sacia, ajudando no controlo do apetite se consumida no início da refeição (permite assim um melhor controlo do peso corporal)
  • É fácil de preparar, conservar e consumir
  • Tem um baixo custo
  • Permite o aproveitamento dos nutrientes que passam dos alimentos para a água de cozedura
  • É de fácil digestão
  • Facilita o consumo de hortícolas
  • Ideal para todas as idades
  • Pode constituir um prato completo quando enriquecida com uma fonte proteica e cereais ou leguminosas (importante para quem tem dificuldade em mastigar ou engolir alimentos sólidos).

 Se utilizar azeite na sopa, deverá apenas adicionar no final da cozedura, após desligar o lume. Poderá conservar no frigorífico por 3-4 dias ou congelar em porções individuais. Desta forma, terá sopa disponível para todas as refeições, sem ter de prepará-la todos os dias ao almoço e jantar.   

Janete Serra

Janete Serra

Licenciada em nutrição, nutricoach e pós-graduada em segurança alimentar. Dentre as suas especialidades estão a nutrição clínica, nutrição no desporto e segurança alimentar. O seu percurso profissional e académico inclui experiência nas áreas da Nutrição Comunitária, Alimentação Coletiva, Segurança Alimentar e Nutrição Clínica, nomeadamente Nutrição no Desporto. A sua missão de vida é ajudar as pessoas a atingirem uma composição corporal adequada e a sentirem-se felizes com o seu corpo, tendo sempre em vista a prevenção de doença e a promoção de Saúde.