8 de Janeiro, 2018 – Janete Serra

SOBRE O OVO

Um dos meus alimentos preferidos é o ovo!

 

Para além de ser saboroso, é fácil e rápido de confecionar, tem um baixo custo e pode ser utilizado para inúmeras preparações diferentes.

 

Do ponto de vista nutricional, é um alimento muito interessante, uma vez que é rico em proteína de boa qualidade e contém várias vitaminas e minerais essenciais ao bom funcionamento do organismo. O colesterol presente no ovo tem pouco impacto a nível do colesterol sanguíneo. No entanto, como todos os alimentos, os ovos devem ser consumidos com moderação (1-2 ovos inteiros por dia).

 

A clara do ovo pode ser utilizada em várias preparações, com o objetivo de aumentar o valor proteico da refeição, ou mesmo para conferir uma textura mais interessante aos preparados. Atualmente, já se encontra facilmente claras de ovo vendidas em pacotes (ex: Celeiro, Continente), não havendo necessidade de desperdiçar a gema do ovo.

 

Os ovos podem ser consumidos em qualquer altura do dia, incluindo ao pequeno-almoço e lanches/ceia (ex: cozido). Deve preferir cozinhar os ovos mexidos e estrelados sem gordura, utilizando uma frigideira/sertã anti-aderente.

 

Quando não tiver tempo para cozinhar ou estiver mais preguiçoso, em vez de recorrer a comida pré-preparada, pode sempre optar por este delicioso alimento.

Janete Serra

Janete Serra

Licenciada em nutrição, nutricoach e pós-graduada em segurança alimentar. Dentre as suas especialidades estão a nutrição clínica, nutrição no desporto e segurança alimentar. O seu percurso profissional e académico inclui experiência nas áreas da Nutrição Comunitária, Alimentação Coletiva, Segurança Alimentar e Nutrição Clínica, nomeadamente Nutrição no Desporto. A sua missão de vida é ajudar as pessoas a atingirem uma composição corporal adequada e a sentirem-se felizes com o seu corpo, tendo sempre em vista a prevenção de doença e a promoção de Saúde.