17 de Maio, 2018 – Leticia Machado

Evitar e suas implicações

Uma das estratégias mais utilizadas para lidar com conflitos ou com as emoções que causam algum desconforto é a EVITAÇÃO: evito pensar, evito perguntar, evito determinada pessoa, e assim por diante.

 

Assim como para plantar flores é necessário mexer na terra para prepará-la para o crescimento da semente, nós também precisamos mexer no terreno das feridas emocionais para deixar crescer lá flores de novas perspectivas, novos pensamentos e novas atitudes.

 

Mexer em feridas dói, mas é necessário mexer de maneira correta para que não infeccionem e tornem-se mais perigosas no futuro.

 

A evitação funciona apenas a curto prazo. No momento em que se evita, a ansiedade diminui, mas a longo prazo pode ser muito perigosa. Sabes um dos recursos que mais funciona para ajudar a lidar com essas feridas? TERAPIA! 

 

Tu tens plantado flores nas tuas feridas? Tens conseguido transformá-las em coisas positivas?

 

Para refletir

Leticia Leuze Machado

Leticia Leuze Machado

É Psicóloga Clínica, Pós-graduada em Psicopatologia da Infância e da Adolescência e Certificada Internacionalmente em Coaching. Realiza atendimentos na YellowRoad e tem larga experiência na área clínica com ênfase em psicoterapia infantil e adulta, gestão de stress e resolução de problemas.